Pode espremer espinhas? Dermatologista explica cuidados essenciais com a acne

Jovem de pele branca e cabelo castanho, com uma produto em seu rosto específico.

Imagine acordar em um belo dia, com muita empolgação para encontrar amigos ou participar de um evento especial, apenas para descobrir que uma espinha enorme apareceu bem no meio da testa. 

A primeira pergunta que surge é: Será que posso espremer essa espinha?

Neste artigo, vamos explorar juntos os cuidados essenciais para lidar com as espinhas, enfrentando esse problema tão comum na adolescência. 

Ao longo desta jornada, você descobrirá informações valiosas sobre como tratar a acne da maneira correta e evitar complicações, mantendo a pele saudável e bonita!

 

Pode espremer espinhas?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a acne é resultado de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos ¹. 

Quando as espinhas surgem, nosso instinto normalmente é espremê-las, para tentar “resolver” logo o incômodo causado.

No entanto, isso pode causar alguns danos no local. 

O dermatologista Dr. Paulo Notaroberto (CRM-RJ 52 57.785-0/RQE 17972) orienta que “as espinhas não devem ser espremidas, principalmente por pessoas não treinadas e em ambiente não apropriado”.

 

Espremer espinhas causa manchas na pele?

Sim, espremer espinhas pode causar manchas na pele 2

A duração e a intensidade da inflamação da acne são os principais fatores que predispõem a formação de manchas e cicatrizes. 

“Ao espremer uma espinha, pode-se intensificar e espalhar a inflamação, levando a formação de manchas, abscessos e cicatrizes”, explica Dr. Paulo.

Para evitar esses problemas, é importante procurar orientação de um dermatologista e tratar a acne com produtos específicos e adequados ao seu caso.

 

O que acontece se eu não espremer as espinhas?

Como explicamos, no caso de aparecem espinhas na sua pele, a melhor escolha é não espremer ou apertar o local

Quando surge acne pontualmente e você a deixa cicatrizar, o corpo trabalha para sarar a área por conta própria em 3 a 7 dias. Em contraste, se estourada de forma inadequada, a acne pode persistir por semanas ou levar à formação de cicatrizes 3.

No entanto, quando a acne é recorrente, apenas não espremer as espinhas não é suficiente. É necessário consultar um dermatologista e investigar a causa da condição para seguir o tratamento adequado.

Jovem negra com espinhas no rosto.

 

Como cuidar da pele com espinhas?

Além de não espremer as espinhas, para cuidar da pele com acne, o ideal é evitar remédios caseiros

Como explica o Dr. Paulo, “hoje em dia, temos muitos tratamentos que, associados à uma rotina de skincare [cuidados diários da pele] adequada, promovem excelentes resultados. Quanto mais cedo começar o cuidado orientado, menor será a chance de desenvolver manchas ou cicatrizes”.

Portanto, a melhor forma de cuidar da pele com espinhas é obter a orientação de um dermatologista e usar produtos específicos para esse tipo de pele.

Algumas dicas sobre os passos essenciais na rotina de skincare para pele com acne são: 

  • Limpeza adequada — lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete líquido oil control para remover a sujeira e controlar a oleosidade da pele;
  • Hidratação — use um hidratante matificante ideal para a pele oleosa e acneica ou um hidratante que promova o equilíbrio do microbioma da pele;
  • Protetor Solar — aplique protetor solar diariamente para proteger a pele dos danos solares, escolha um produto oil-free e com FPS 30 ou maior 4;
  • Produtos específicos para o tratamento de acne — consulte um dermatologista para recomendações de tratamentos específicos para o seu caso. Entender mais sobre as opções disponíveis, como o uso do peróxido de benzoíla*, pode ser essencial para encontrar o cuidado ideal para a sua pele.

 

Para saber mais sobre itens para a sua rotina de skincare, confira a página de Produtos Benzac , uma linha desenvolvida especialmente para cuidar da pele oleosa e com espinhas!

 


* A linha DERMOTIVIN BENZAC é composta também pelos géis de tratamento antiacne DERMOTIVIN BENZAC 5% e DERMOTIVIN BENZAC 10%, que possuem as seguintes minibulas:

DERMOTIVIN BENZAC 5% (peróxido de benzoíla) é indicado para o tratamento da acne. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. DERMOTIVIN® 5% É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA (Rotulagem). MEDICAMENTO NOTIFICADO conforme RDC n° 576/2021.

DERMOTIVIN BENZAC 10% (peróxido de benzoíla) é indicado para o tratamento da acne. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. DERMOTIVIN® 10% É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA (Rotulagem). MEDICAMENTO NOTIFICADO conforme RDC n° 576/2021.

 

1 Fabbrocini, G., Annunziata, M. C., D'Arco, V., De Vita, V., Lodi, G., Mauriello, M. C., Pastore, F., & Monfrecola, G. (2010). Acne scars: pathogenesis, classification and treatment. Dermatology research and practice, 2010, 893080. https://doi.org/10.1155/2010/893080 

2 Tan, J. K., Tang, J., Fung, K., Gupta, A. K., Richard Thomas, D., Sapra, S., Lynde, C., Poulin, Y., Gulliver, W., & Sebaldt, R. J. (2010). Development and validation of a Scale for Acne Scar Severity (SCAR-S) of the face and trunk. Journal of cutaneous medicine and surgery, 14(4), 156–160. https://doi.org/10.2310/7750.2010.09037 

3 Levitt, S. DerSarkissian, C. MD. (2022). Before You Pop a Pimple. WebMD. https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/features/pop-a-zit 

4 Sociedade Brasileira de Dermatologia. (2021). Cuidados diários com a pele. SBD. https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/ 

 

BR-BZC-BR-BZC-2300086 | Outubro 2023