Mentol: o que é, para que serve e como usar na rotina de skincare

Mulher segurando embalagem de sabonete em espuma Dermotivin Oil Control

O mundo dos cuidados com a pele é repleto de ingredientes poderosos que podem ajudar a manter a saúde e a aparência da nossa pele. 

Um desses ingredientes é o mentol. Mas você sabe o que é o mentol, para que serve e como pode ser incorporado na sua rotina de skincare?

Neste artigo, vamos explorar tudo isso! Continue a leitura para entender como ele pode beneficiar a sua pele.

 

O que é mentol?

O mentol (ou l-mentol) é um composto orgânico naturalmente produzido por plantas do gênero Mentha [1].

Esse ingrediente é muito utilizado em diversos produtos, como alimentos, medicamentos, cosméticos e perfumes. 

A planta Mentha arvensis L. (hortelã-japonesa ou “vique”) é especialmente valorizada pela alta concentração de mentol em seu óleo. 

 

Para que serve e qual é a ação do mentol?

Utilizado há mais de dois mil anos no Japão para fins terapêuticos, o mentol possui propriedades antibacteriana, anestésica, calmante e anticoceira  [1]. 

É um ingrediente conhecido por ativar neurônios sensoriais que induzem a sensação de frio, resultando em um efeito refrescante quando mastigado, consumido, inalado ou aplicado na pele [2].

Por isso, os benefícios do mentol podem ser obtidos de maneiras diferentes e para propósitos diferentes:

  1. Alívio de dores: ajuda a aliviar dores quando aplicado topicamente, pois cria sensação de resfriamento que pode proporcionar alívio temporário.
  2. Tratamento de congestão nasal: pode auxiliar no alívio dos sintomas ao proporcionar sensação refrescante na região.
  3. Gosto de frescor: o ingrediente é comumente usado em balas, chicletes e produtos de higiene bucal para dar uma sensação refrescante à boca.
  4. Cuidados com a pele: com suas propriedades antibacteriana e calmante, pode compor um produto que limpa e refresca a pele sem irritá-la, algo interessante para os tipos de pele mista e oleosa [3].

 

 

MMulher segurando produtos da linha Dermotivin Oil Control.

 

Como utilizar o mentol na limpeza da pele?

Para integrar o uso desse poderoso ingrediente na sua rotina de skincare, você pode contar com a linha Dermotivin Oil Control!

Desenvolvidos especialmente para o cuidado com peles oleosa a muito oleosa, possuem uma fórmula exclusiva que une o mentol a um Complexo Seborregulador

Isso permite que os produtos ajudem a regular a produção excessiva de sebo, ao mesmo tempo que proporcionam ação refrescante, calmante e antisséptica.*

Cada forma de apresentação de Dermotivin Oil Control — sabonete líquido, espuma de limpeza facial e sabonete em barra — oferece uma experiência única de limpeza da pele:

  1. Dermotivin Oil Control Sabonete Líquido Facial: indicado para quem prefere uma limpeza eficaz com a praticidade de um sabonete líquido, disponível em embalagens de 70mL (perfeita para viagens), 120mL (ideal para o dia a dia) e 300mL (econômica: mais produto por um ótimo preço). 
  2. Dermotivin Oil Control Sabonete em Barra: para aqueles que preferem a sensação tradicional de lavar o rosto com um sabonete em barra, este produto é a escolha perfeita. 
  3. Dermotivin Oil Control Espuma de Limpeza Facial: versão indicada para quem busca textura cremosa e macia, boa espalhabilidade e facilidade de enxague. 

 

Embora cada versão tenha suas particularidades, todas são formuladas para proporcionar a limpeza eficiente do rosto!  

Você pode escolher a opção que melhor se adapta às suas preferências e necessidades de cuidados com a pele.

Por fim, não se esqueça de consultar um dermatologista para obter orientações adequadas e específicas para a sua pele!

Gostou de saber mais sobre os benefícios do mentol e como usá-lo na sua rotina de cuidados com a pele? Não deixe de conferir a página da linha Dermotivin Oil Control!

 


* Devido à presença de mentol. Data on file: Per-E-EP-29574-03-09-11 Líquido; Data on file: 11-29574-05-09-11, Espuma.

 

[1] Khaliq, F. A., & Mushtaq, A. (2023). The five most traded compounds worldwide: Importance, opportunities, and risks. Int. J. Chem. Biochem. Sci, 23, 185-194. https://www.iscientific.org/volume-23-2023/ 

[2] Ribeiro, F., & Teixeira, V. H. (2021). Mentol-o ergogénico refrescante. Associação Portuguesa de Nutrição. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/140302/2/538741.pdf 

[3] Draelos, Z. D. (2018). The science behind skin care: Cleansers. Journal of cosmetic dermatology, 17(1), 8-14. https://doi.org/10.1111/jocd.12469 

 

BR-DMT-2300124 | Dezembro/2023